Radar Guaíra - Sua fonte de notícias na cidade de Guaíra PR.

Segunda-feira, 17 de Junho de 2024

Saúde

Câncer Infantil: Dia do Abraço do Itaci terá ações de conscientização na CPTM

O mascote do hospital, Nino, transitará pelas estações Palmeiras-Barra Funda e Brás, junto a voluntários que vão conscientizar os passageiros sobre os sintomas da doença e a importância do diagnóstico precoce

Radar Guaíra
Por Radar Guaíra
/ 1 acessos
Câncer Infantil: Dia do Abraço do Itaci terá ações de conscientização na CPTM
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Na próxima quarta-feira, 22 de maio, é comemorado o Dia Internacional do Abraço, um momento para demonstrar afeto, carinho e amizade. Mas para o Itaci - Instituto de Tratamento do Câncer Infantil, essa data também é marcada por abraços físicos e simbólicos, como o ato de mobilizar pessoas para conscientizar sobre os sintomas do câncer infantojuvenil e suas chances de cura.

A campanha Dia do Abraço do Itaci começou em 2017, já está em sua oitava edição. Para este ano, o hospital promove ações na CPTM - Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, na Estação Palmeiras-Barra Funda (Linha 7-Rubi), das 10h às 12h, e no Brás (Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira), das 13h às 15h.

O Nino, mascote do Itaci, estará com uma equipe de voluntários para abordar os passageiros com mensagens e informações importantes sobre o diagnóstico precoce. E, é claro, para distribuir abraços e tirar muitas fotos. “Essas interações são, ao mesmo tempo, informativas e descontraídas, já que muitos passageiros param para fotos com o Nino. Dessa forma, conseguimos atrair a população, explicar a relevância de um olhar atento na identificação de qualquer sintoma e a importância de buscar com rapidez por atendimento médico qualificado”, argumenta Liliane Moraes, Coordenadora da Fundação Criança-Itaci.

Leia Também:

Os materiais de sinalização, produzidos pelo Itaci, contam com folhetos de conscientização; ativação com fitinhas comemorativas; plaquinhas sinalizadoras; e com vídeos, que serão veiculados nos displays digitais da CPTM.

“É uma honra para a CPTM receber as ações dentro de estações tão importantes no nosso sistema, atingindo um grande número de pessoas que podem ser beneficiadas com essa troca de informações e, claro, marcar o Dia do Abraço de uma forma positiva”, afirma Pedro Moro, presidente da CPTM.

Sinais e Sintomas

O câncer infantojuvenil é uma doença que consiste na proliferação descontrolada de células anormais. Os tipos mais frequentes são as leucemias (que afetam os glóbulos brancos), tumores do sistema nervoso central e linfomas (sistema linfático). Merecem atenção o neuroblastoma (que acomete as células do sistema nervoso periférico, frequentemente localizadas no abdômen); o tumor de Wilms (renal); o retinoblastoma (afeta a retina, fundo do olho); o germinativo (das células que vão dar origem aos ovários ou aos testículos); o osteossarcoma (ósseo); e os sarcomas (tumores de partes moles).

 “Por isso, é importante observar sinais e sintomas, como palidez, dor óssea, hematomas, caroços, inchaços, perda de peso inexplicada, dores de cabeça ou nos membros, alterações oculares, febre e sudorese noturna. As chances de cura são em torno de 85% quando o câncer é descoberto precocemente, o que também contribui para uma melhor qualidade de vida do paciente durante o tratamento, comparando com o diagnóstico tardio. E outro ponto é quando esse tratamento é realizado em centros especializados, que oferecem todo suporte para o paciente, e apoio para a família”, conclui o oncopediatra e diretor médico do Itaci, Vicente Odone.

 

Sobre o Itaci – Instituto de Tratamento do Câncer Infantil

Construído a partir de uma parceria entre a Fundação Criança, Ação Solidária Contra o Câncer Infantil (ASCCI) e a Fundação Oncocentro de São Paulo, o Itaci é um hospital público que iniciou suas atividades em 2002 e oferece tratamento a crianças e adolescentes, portadores de câncer e outras doenças hematológicas ou raras, de 0 a 18 anos. Atuante na área de oncologia pediátrica no Brasil, realizou em seu ambulatório, em 2023, mais de 28 mil consultas médicas e multiprofissionais, cerca de 5 mil sessões de quimioterapia e 20 transplantes, entre eles, autólogo, alogênico aparentado e alogênico não aparentado. Entre as especialidades atendidas, leucemias, linfomas, neuroblastomas, sarcomas das partes moles, retinoblastomas, doenças hematológicas não oncológicas e tumores sólidos (do sistema nervoso central, ósseos, das células germinativas, renais e hepáticos).

Sobre a CPTM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende moradores de 18 municípios, incluindo a capital.



Website: https://www.instagram.com/instituto_Itaci/

FONTE/CRÉDITOS: DINO
Comentários:

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )