O Município de Guaíra está intensificando esforços para lidar com o tenso conflito entre um grupo associado a movimentos autodenominados como integrantes de povos tradicionais e os proprietários de terras, principalmente na região da Vila Eletrosul.
Recentemente, a situação se agravou quando três homens ligados a esses movimentos afirmaram ter sido alvejados por um agressor desconhecido.
Simultaneamente, um residente próximo ao assentamento foi agredido e mantido como refém pelo grupo de indígenas, apesar de não ter qualquer ligação com a situação.
Diante dessa escalada de violência, a Administração Municipal está tomando medidas sérias para buscar soluções efetivas.
Para discutir estratégias e medidas que possam contribuir para a resolução pacífica da crise, está agendada uma audiência pública com a participação do secretário da Segurança Pública do Paraná, o coronel Hudson Leôncio Teixeira.
Jair Schlemmer, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guaíra, enfatiza a importância desta reunião e incentiva a classe empresarial da cidade a se envolver ativamente neste diálogo crucial para a sociedade guairense, e faz um convite.
Pedimos aos comerciantes que, às 15 horas, fechem seus estabelecimentos e incentivem os seus colaboradores a participarem desta reunião, porque este é um interesse de todos nós e que pode impactar no futuro das empresas guairenses”, convida.
A reunião com o coronel Hudson está marcada para hoje (17), às 15 horas, no anfiteatro da UNIPAR.
O evento deve contar ainda com a presença do deputado estadual e líder de governo, Hussein Bakri e demais autoridades locais e regionais.
Para Schlemmer, a contribuição ativa dos empresários é crucial para oferecer ideias e perspectivas do setor privado, colaborando na busca por soluções estratégicas para a atual situação de conflito na região.
Comentários: