A Comissão de Administração e Serviço Público vai realizar audiência pública nesta quinta-feira (26) para debater a carga horária dos trabalhadores do setor de higienização do Grupo Hospitalar Conceição, no Rio Grande do Sul.
Confira a lista de convidados da reunião, marcada para as 16 horas no plenário 8.
A autora do requerimento para a realização da audiência é a deputada Fernanda Melchionna (Psol-RS). Segundo ela, esta categoria profissional é a única do complexo hospitalar que trabalha 220 horas mensais, resultando na média de 55 horas por semana, enquanto o restante da equipe trabalha em jornadas de 44 horas semanais. "Esta jornada extremamente exaustiva traz riscos concretos tanto para a saúde e segurança dos trabalhadores quanto dos pacientes atendidos nas unidades", alertou.
A deputada destaca que a higienização é um processo básico e fundamental para a garantia de condições adequadas em unidades de saúde, especialmente em um contexto como o da pandemia da covid-19. No entanto, ela considera que uma jornada tão extensa deixam os trabalhadores do setor mais vulneráveis, aumentando o risco de cometimento de erros.
Comentários: