Uma das principais hipóteses para a queda do avião da Voepass em São Paulo no início da tarde de sexta-feira é a formação de gelo, mas especialistas em aviação ponderam que apenas gelo não teria causado o desastre que deixou 62 mortos no município paulista de Vinhedo.
O expert em aviação Lito Sousa, do popular canal Aviões e Música do Youtube, destaca que as condições meteorológicas serão uma das principais linhas da investigação do acidente, mas que somente gelo não explica a queda do avião.
“Somente um fator não faz avião se acidentar. Tem de haver outros fatores envolvidos”, afirma.
Avião não vai cair somente por condições atmosféricas adversas, senão não teríamos voos no Alasca ou na Sibéria.
Todo acidente é uma cadeia de eventos e não uma causa única”, explica Lito.
Lito Souza afirma que o que se viu é extremamente raro e diz que não se recorda de um acidente aéreo igual com a aeronave se precipitando em parafuso chato.
Souza explica que a aeronave possui sistemas infláveis e de aquecimento para impedir o acúmulo de gelo.
O gelo afeta a aerodinâmica com consequência para o fluxo de ar sobre a asa, o que pode levar à perda de controle e ao chamado estol.
Reitera-se que as causas do acidente são desconhecidas e somente as investigações oficiais do órgão especializados poderão indicar.
A Meteorologia, que sempre é avaliada em desastres aéreos, terá ainda maior atenção na investigação do voo 2282 devido às condições atmosféricas presentes no momento do desastre.
Comentários: