O Projeto de Lei 3474/23 concede incentivos fiscais e outras medidas de estímulo à produção e comercialização de dispositivos eletrônicos que utilizem tecnologia de reconhecimento visual para auxiliar pessoas com deficiência visual. O texto tramita na Câmara dos Deputados.
Pela proposta, as empresas que produzem e comercializam os dispositivos serão beneficiadas com:
isenção de impostos sobre importação, produção e comercialização desses dispositivos; incentivos tributários para investimentos em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias; e prioridade na concessão de créditos e financiamentos para investimentos em inovação e ampliação da capacidade produtiva.Prioridade A proposta também concede às empresas prioridade nas compras governamentais, desde que a preços compatíveis aos de mercado.
O PL 3474/23 é de autoria do deputado Marcos Soares (União-RJ). Ele afirma que a tecnologia de reconhecimento visual, como a OrCam MyEye, tem revolucionado a vida das pessoas com deficiência visual, proporcionando maior independência, autonomia e inclusão social.
“Por isso, é fundamental que o Estado promova medidas que estimulem a produção e comercialização desses dispositivos, tornando-os mais acessíveis e ampliando o seu alcance”, disse Soares.
Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.
Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei
Comentários: