Radar Guaíra - Sua fonte de notícias na cidade de Guaíra PR.

Domingo, 14 de Julho de 2024

Agro

Vazio sanitário da soja terá escalonamento no Paraná

VAZIO SANITÁRIO

Radar Guaíra
Por Radar Guaíra
/ 61 acessos
Vazio sanitário da soja terá escalonamento no Paraná
Foto: Gilson Abreu/AEN
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Estado foi dividido em sub-regiões para início do vazio e a semeadura da soja.

O vazio sanitário da soja no Paraná para o controle da ferrugem asiática não tem mais uma data única para todas as regiões, como acontecia até a última safra.

Com vistas a respeitar os diversos microclimas e períodos mais adequados para o plantio da oleaginosa, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) dividiu o Estado em três sub-regiões com datas diferentes para início do vazio e para a semeadura da soja.

Leia Também:

Durante o vazio sanitário não é permitido cultivar, manter ou permitir a existência de plantas vivas de soja no campo, com o objetivo de que não se torne hospedeira do fungo (Phakopsora pachyrhizi) que provoca a doença.

Devido à severidade do ataque, disseminação, custos de controle e o potencial de redução de produtividade da lavoura, a ferrugem asiática é considerada a principal doença da cultura.

Os produtores que não fazem a erradicação das plantas vivas de soja durante o período do vazio sanitário são fiscalizados e multados pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).

Segundo o gerente de Sanidade Vegetal da Adapar, Renato Rezende Young Blood, é importante que todos os agricultores adotem esse cuidado em suas propriedades.

FONTE/CRÉDITOS: RADAR GUAÍRA - BAND NEWS CURITIBA
Comentários:

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )